sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ANÁLISE EXTERNA E INTERNA;

A análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito. Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos. 

3 comentários:

  1. Muitas vezes fazemos apenas uma análise interna,descinsiderando oa fatores externos. Porém, isso nao pode acontecer, pois uma boa análise externa é de suma importância para uma boa gestão.

    ResponderExcluir
  2. O diagnóstico estratégico apresenta os seguintes componentes:

    PONTOS FORTES: é composto por variáveis externas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.
    PONTOS FRACOS: são as variáveis externas e controláveis que acarretam uma situação desfavorável para a empresa, em relação a seu ambiente.
    OPORTUNIDADES: compõem-se das variáveis externas e não controláveis pela empresa, mas que podem gerar condições favoráveis à ela, desde que haja condições e/ou interesse em usufuí-las.
    AMEAÇAS: são as variáveis externas e não controláveis pela empresas que tem condições de desfavorecerem a empresa.

    ResponderExcluir
  3. Bom comentário, ajudou bastante minha interpretação

    ResponderExcluir