O Planejamento Estratégico é onde definimos as estratégias com o foco no longo prazo da empresa. Nessa etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holóstica da companhia e sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos e seria bastante complicado e muito pouco provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.
O importante é levar em conta todos os fatores internos e externos a organização, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. análise SWOT que ajuda a mapear todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.
Por outro lado, os Planejamentos Táticos são planos com foco no médio prazo e com um pouco menos de detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holóstica. Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização. Ou seja, podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para cada setor, para cada área da empresa.
No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente 1 e 3 anos. E nesta etapa que vamos ter os planos de marketing, os planos de produção, planejamento de pessoal e tudo isto resultando no planejamento financeiro empresarial , com a visão geral de entradas e saídas da companhia para o período que está sendo planejado.
Por fim, temos o Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.
Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações e Cronogramas das atividade que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.
Referências: http://blogrhinovar.blogspot.com.br/2012/01/estrategico-tatico-operacional-afinal.html
https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional
Arthur Magno 4º Período ADM Nassau Caruaru
Referências: http://blogrhinovar.blogspot.com.br/2012/01/estrategico-tatico-operacional-afinal.html
https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional
Arthur Magno 4º Período ADM Nassau Caruaru
Entre estratégico e tático, o fim é sempre obter melhorias nos resultados com o menor custo possível... Principalmente nos moldes atuais, onde cada vez mais há necessidade e eficiência e efetividade!
ResponderExcluirTirou muitas dúvidas, muito bom material ...
ResponderExcluirPercebmos que o planejamento está diretamente ligado a todos os níveis organizacionais. Vemos também que existe uma hierarquia, e que todos os níveis são de extrema importância para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente do seu nível hierárquico. Se por exemplo, algum desses níveis parar de funcionar tudo aquilo que foi planejado não flui.
ResponderExcluir