Escolas do pensamento
estratégico
Minzberg ainda
resumiu, após extensa revisão bibliográfica, as características de dez escolas
do pensamento estratégico que se desenvolveram a partir da década de 70 do
século XX:
- A Escola do design: a estratégia como um processo de concepção. Há um ajuste entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente;
- A
Escola de Planejamento: a estratégia como um processo formal. A formalidade significa que
o processo estratégico pode ser decomposto em passos distintos, delineados
por listas de verificações e sustentado por técnicas como orçamentação,
programas e planos operacionais;
- A
Escola de Posicionamento: a estratégia como um processo analítico. Principalmente
impulsionada por Michael Porter, que adota a visão de que a estratégia se
reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas
das situações da indústria, tais como as avaliações feitas através do
modelo das cinco forças competitivas do citado autor. Nessa escola, a
formulação da estratégia deve ser precedida de exame profundo da indústria
e de uma minuciosa análise do ambiente externo e interno da empresa;
- A
Escola Empreendedora: a estratégia como um processo visionário. Baseia o processo
estratégico nos mistérios da intuição, é feita formulação da estratégia
através de visões vagas ou perspectivas amplas, as quais são vistas por
meio de metáforas. COMENTÁRIO: de fato, planejar ou raciocinar
estrategicamente, é fazer planos, e o plano nada mais é que a intenção de
conquistar determinado objetivo, por sua vez outra intenção! Tudo não
passa de intenções, visões. É no campo tático, pela decisão tática e
conquista do objetivo, que essa visão transforma-se em realidade concreta.
Mas no princípio, quando ainda no pensamento estratégico, estamos num
processo totalmente visionário;
- A
Escola Cognitiva: a
estratégia como um processo mental. Essa escola estuda as estratégias que
se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos
mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. Assim, a
pesquisa é dirigida ao modo como a mente humana processa a informação,
mapeia a estrutura do conhecimento e obtém a formação de conceitos,
focalizando, portanto, a cognição na criação da estratégia;
- A
Escola do Aprendizado: a estratégia como um processo emergente. Se origina em toda a
organização através de seus membros individualmente ou coletivamente;
- A Escola do Poder: a estratégia como um processo de negociação. Subdividida em Micropoder, que enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa, e Macropoder, que visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse;
- A Escola Cultural: a estratégia como um processo coletivo. Enquanto o poder concentra-se em interesse próprio e fragmentação, a cultura volta-se para os interesses comuns e integração dentro da organização.
- A Escola Ambiental: a estratégia como um processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida.
- A Escola da Configuração: a estratégia como um processo de transformação. Nessa linha de estudo, as organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia.
- Fontes:
- http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/
- http://www.unicap.br/salesvidal/arquivos_fisioterapia/TEXTO%205%20-%20ESCOLAS%20DO%20PENSAMENTO%20ESTRATEGICO.doc
As escolas de pensamento estratégico tratam do processo estratégico como um todo. São dez escolas menores, divididas em três escolas maiores. As dez escolas reforçam maneiras diferentes de formar estratégias e a estratégia organizacional é fundamental para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa.
ResponderExcluirA escola de design é mais comum dentro de uma empresa, se tratando de pontos da mesma
ResponderExcluirA escola do design é bem semelhante a análise swot, buscando atingir uma adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas da organização.
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