sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Identidade Organizacional

A Identidade Organizacional corresponde ao conjunto de características, valores e crenças com que a organização se auto-identifica e se diferencia das outras organizações existentes no mercado. Representa , por outras palavras, a própria personalidade da organização, isto é, a sua forma de ser e de fazer na sua atuação global, a qual é (ou deveria ser) partilhada pela globalidade dos seus colaboradores.
Missão
Corresponde a uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da instituição perante seus clientes. A missão deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. É importante que a empresa tenha uma missão clara, senão podem surgir problemas internos -- como falta de alinhamento na objetividade da equipe -- e externos, como o cliente não saber ao certo qual o propósito da empresa no mercado. 
Visão 
É o sonho  da organização a longo prazo. Direcionamento que aponta uma situação desejada ao negócio. É a representação das convicções da missão e a definição de metas.
Valores
Os valores representam os princípios, crenças e convicções que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas que constituem a empresa. Os valores ditam o caminho que os comportamentos devem trilhar. 
O conjunto formado pela visão, missão e valores tem como objetivo orientar o desenvolvimento de estratégias e a definição de diretrizes da empresa, alinhando seus setores e promovendo o engajamento interno e externo com o negócio. O conjunto deve ser compartilhado e disseminado por toda a organização e seu público.

FONTES: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/identidade-corporativa/
http://www.jrmcoaching.com.br/blog/missao-visao-e-valores-organizacionais-o-que-e-isso/

3 comentários:

  1. Missão
    Atender com excelência às demandas de nossos clientes a partir do desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.
    Visão
    Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, devido à qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
    Valores
    Integridade
    Comprometimento
    Valorização Humana
    Superação de Resultados
    Melhoria contínua
    Inovação
    Sustentabilidade

    ResponderExcluir
  2. Sugiro conhecerem o Scopi (www.scopi.com.br), software online que integra todas as partes do planejamento estratégico.

    ResponderExcluir
  3. A identidade organizacional é, como o próprio nome já diz, a identidade da organização. Assim como cada pessoa tem seu RG,toda organização tem sua identidade (que as diferenciam das demais).

    ResponderExcluir